Vacinação contra sarampo fora da meta

Lamentavelmente a quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, imunizou apenas 6,8% da meta em Londrina. Do público-alvo esperado de 230 mil adultos de 20 a 49 anos de idade, apenas 15.710 pessoas foram imunizadas. Somente no último sábado (29), 3.739 cidadãos receberam a dose.

Os adultos que ainda não se imunizaram podem receber a dose, durante a semana, nas Unidades Básicas de Saúde. Para isso, é necessário agendar um horário previamente na unidade de referência, por telefone. A medida visa evitar a aglomeração de pessoas, por causa da pandemia do novo coronavírus. No portal da Prefeitura é possível obter o telefone das unidades, separadas por região.

A quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou no dia 8 de agosto e foi prorrogada até o dia 31 de outubro. Em Londrina, a meta é vacinar 243 mil adultos.  A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou em 2019, quando começou um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas foram voltadas a crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e aos jovens de 20 a 29 anos. A terceira etapa teve como público-alvo as pessoas de 5 a 19 anos e ocorreu entre fevereiro e março deste ano. Agora, o Ministério da Saúde (MS) ampliou a imunização para adultos de 20 a 49 anos, totalizando mais de 90 milhões de brasileiros nesta faixa etária.

O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade.

Com informação da TV Tarobá

Antenor Ribeiro – Destak News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *