O que comer e o que beber

A Palavra de Deus que nos foi deixada para orientação, na Bíblia, mostra-nos todos os caminhos. Alguns, entretanto, costumam pinçar alguns textos (versículos) dentro de um contexto (capítulos) para usar de acordo com sua conveniência.
Paulo diz, sobre o assunto, em I Coríntios, capítulo 8, respondendo a uma pergunta feita pelos cristãos, que “quanto a este assunto cada um acha que só sua própria resposta é que está certa!”
Mas alerta que, “embora ser um sabetudo nos faça sentir-nos importantes, o que é preciso, na realidade, para edificar a igreja, é o amor”.
Podemos comer carne vermelha durante a semana santa? Se ela é oferecida a deuses, ou ídolos, definitivamente não. Se ela é de um animal abatido para consumo humano, vendida em lugares apropriados e adquirida honestamente, não há restrição. Restrição bíblica não há. O versículo 8 do capítulo 8 de I Coríntios diz que “Deus não se importa se comemos isso ou não. Não ficaremos piores se não o comermos, nem melhores se o comermos”. Há, porém, uma ressalva: “Tenham cuidado, entretanto, para não usarem sua liberdade para comê-lo, a fim de não levarem algum irmão em Cristo, cuja consciência é mais fraca do que a de vocês, a cometer pecado”.
Portanto, se o seu gesto pode levar alguém a sentir-se culpado, em virtude de uma consciência fraca, demonstre seu amor.
Se você bebe uma taça de vinho e não se embebeda, não faça tomar um gole apenas, aquele que é fraco e não suporta a bebida.

Antenor Ribeiro –

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *