Muitos ignoram riscos do Covid-19

O mundo passa por uma pandemia que surgiu na China. Poderia ser apenas mais um vírus para trazer nova gripe ou resfriado. Porém, após os  primeiros estudos verificou-se que o coronavírus que surgia era de potencial maior. E os efeitos começaram a ser sentidos com centenas de infectados diariamente, atingindo milhares e surpreendendo o mundo quando em outros países muitas pessoas começaram a sentir os mesmos sintomas. Era mais uma “praga” mundial.

No Brasil não se detectou imediatamente a presença do Covid-19. Mas ao ser encontrado teve o seu genoma mapeado por cientistas do país, que dessa forma ajudaram na tomada das primeiras medidas para sua contenção. E seu potencial amedrontou o mundo. Milhares começaram a morrer na China. Logo a Itália tomou a dianteira e sua população mais idosa foi vitimada aos milhares também. França, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, enfim o mundo estava convivendo com uma pandemia de Covid-19.

Após um Carnaval que em várias cidades do Brasil arrastou multidões, como no Rio, São Paulo, Salvador, autoridades sanitárias brasileiras passaram a  indicar os riscos de se contrair o vírus. E ele ia se propagando rapidamente. Os números atuais não chegam perto do que se divulgou na Ásia e Europa. Por enquanto. Medidas emergenciais foram tomadas pelo governo brasileiro, já que a situação atingia também a Economia do país. Operários estavam sendo atingidos e ameaçados pelo vírus,  foram afastados. Esse procedimento trouxe  inquietação para a classe empresarial.Produção contida, salários para pagar e o mercado sem negócios.Uma situação extremamente preocupante.

Linhas especiais de crédito estão sendo criadas, condições para manutenção de empregos, ajuda emergencial aos menos favorecidos,, amparo aos informais, são  algumas medidas dentre outras necessárias.  Como sempre, apareceram os exploradores políticos da tragédia. Em ano eleitoral e até visando eleições presidenciais em 2022, muitos se manifestaram com a já conhecida demagogia dos profissionais da política.

A população, apesar da solicitação de autoridades como o Ministro da Saúde, não vem cumprindo as recomendações de isolamento e distanciamento social. Isso é possível notar em procedimentos como o da foto exibida, editada em 02 de Abril de 2020. Aparentemente despreocupadas, em uma área de lazer, as pessoas não se importam com a  proximidade e sequer usam máscaras de proteção ou parecem ter algum cuidado especial.  Assim, o Covid 19 pode encontrar um ambiente ainda mais favorável, para continuar sua ação devastadora.

Em Londrina, Norte do Paraná, onde essa foto foi feita, são 34 casos confirmados e 65 suspeitos. Com pelo menos 10 pessoas em isolamento residencial, outras internadas, algumas em UTI e surpreendentemente exibindo entre as vítimas, pessoas de pouca idade.

Aguarda-se que medidas mais severas sejam tomadas pelas autoridades, para coibir excessos e abusos daqueles que não cuidam da própria saúde e não devem colocar em risco a vida de outras pessoas.

Antenor Ribeiro – Destak News

Um comentário em “Muitos ignoram riscos do Covid-19

  • 6 de abril de 2020 em 8:00 pm
    Permalink

    Esse povo parece que não tem medo. A hora que morrer um da família aí vai chorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *