Corrupção é praga na Saúde

Fantástico destaca corrupção em licitações

O programa Fantástico, da Rede Globo de TV, na noite do domingo, 18, mostrou uma reportagem produzida com a colaboração da direção de um importante hospital. O repórter da Globo atuou como um gestor que encaminhava as licitações, envolvendo verba pública, para aquisição de produtos, materiais e serviços. As empresas interessadas, na sua quase totalidade, enviavam representantes que já acenavam com a possibilidade de existir uma vantagem para o gestor, com percentuais variáveis.

No diálogo mantido com os representantes das empresas ficou demonstrado cabalmente que o modus operandi existe em todo o país, e existe uma “ética de mercado”, que conduz a isso. A propina era oferecida e, no caso, aceita pelo repórter que interpretava o papel de representante do hospital.

E o dinheiro que seria destinado à saúde, com compra de medicamentos, equipamentos e outros materiais, teria um desvio de até 20%. A corrupção demonstrada já serviu para acionar a Polícia Federal, que deverá agir no caso, imediatamente, segundo a Rede Globo. Todo material gravado será entregue às autoridades para as providências cabíveis. Os representantes das empresas, que na gravação falavam com desenvoltura sobre a facilidade para fraudar licitações, pregões eletrônicos, serão chamados para esclarecimentos e os contratos que as mesmas dizem possuir com diversas instituições, serão devidamente analisados.

A matéria deixa claro que a corrupção está impregnada na relação da iniciativa privada com o chamado poder público. Nesta relação criminosa os dois lados precisam ser desmascarados: o que corrompe e o que se deixa corromper.

Antenor Ribeiro – Destaknews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *