USA preparam ofensiva ao Estado Islâmico

Da Agência Ansa

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chegou nesta quarta-feira (10) a Bagdá, no Iraque, em uma visita surpresa na qual se reuniu com o primeiro-ministro iraquiano, Haidar Al Abadi. Kerry visita o país no âmbito da missão que prevê a criação de uma coalizão contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI).

Kerry se reúne com o Al Abadi dois dias depois que o xiita recebeu a confirmação do voto de confiança pelo Parlamento iraquiano. O premiê iraquiano afirmou que o plano de seu governo é combater o EI, que controla áreas no país e na Síria.

Depois do Iraque, Kerry deve visitar Jedda, na Arábia Saudita, e consultará os Países do Golfo, além do Egito, da Turquia e da Jordânia, no âmbito da mesma missão com o objetivo de formar uma grande coalizão.

Após as decapitações de jornalistas norte-americanos por parte do EI, o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que seu país derrotará o grupo radical e deve anunciar hoje as estratégias para combater os jihadistas.

Ainda nesta quarta-feira foi encontrada uma fossa comum com 30 corpos de pessoas da minoriayazidi, entre eles cinco crianças, mortos por membros do EI, no Norte do Iraque perto de Zummar, em uma região reconquistada pelos milicianos Peshmerga curdos, informou uma fonte curda.

Zummar, a oeste de Mossul, tinha sido controlada pelo EI durante uma ofensiva no início de agosto, que tinha levado os jihadistas a tomarem também Sinjar, cidade ainda sob o comando do grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *