TSE cassa vereador londrinense

Em virtude de uma ação interposta pelo PTC de Londrina, o vereador e ex-prefeito Gerson Araujo tem o mandato cassado. Quando prefeito da cidade, em um momento histórico tumultuado, após a cassação de Barbosa Neto (PDT) e prisão de José Ribeiro (PSC), que o sucedera, Gerson Araujo manteve sua candidatura à Câmara Municipal, mesmo após ser alertado de que a mesma estaria prejudicada. Sem se desincompatilizar do cargo seis meses antes da eleição, o ocupante do cargo Executivo não poderia disputar a eleição proporcional. O ex-vereador, no entanto, manteve sua candidatura e, devido à exposição na mídia de então, obteve expressiva votação, alcançando 4332 votos pelo PSDB.

O PTC, então, recorreu à Justiça Eleitoral, denunciando o ocorrido, pedindo providências e pleiteando a vaga para sua legenda, pois em seu entendimento, com um novo cálculo dos votos o partido faria uma cadeira, que seria então do candidato à reeleição Roberto da Farmácia. O TRE aceitou a argumentação inicial, cassando o mandato por 6 x 0. Gerson Araujo recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral e a ação se arrastou até dias atrás, quando ocorreu a divulgação da decisão final. O Superior tribunal manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral e mandou notificar a Câmara de Vereadores de Londrina. Assim, Gerson Araujo passa a figurar na relação dos vereadores da cidade que tiveram o mandato cassado.

A vaga deverá ser assumida pelo ex-vereador Amauri Cardoso, também do PSDB, pois o TSE não aceitou a tese do PTC, para que um novo cálculo dos votos pudesse beneficiar esta legenda. A posse do novo vereador deve ocorrer nos próximos dias.

Da redação

Um comentário em “TSE cassa vereador londrinense

  • 8 de julho de 2015 em 11:43 am
    Permalink

    Não tem meio honesto.Ele sabia que estava levando vantagem sobre os outros candidatos.E levou 2 anos e meio para a justiça afastar.Uma cassacao a mais na história política da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *