Sucatinha é aposentado

O avião presidencial conhecido como Sucatinha “aposenta-se” hoje (7), após transportar sete presidentes da República durante 34 anos de voo. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fez hoje (7) o último voo partindo de Brasília com destino ao Rio de Janeiro, onde ficará exposto no Museu Aeroespacial da FAB.

Foram mais de 27 mil horas de voo e, além do transporte de presidentes, a aeronave teve missões de destaque que entraram para sua história, como a de 1980, quando o avião percorreu 11 estados transportando o Papa João Paulo II.

Pelos bancos do Boeing 737 passaram os ex-presidentes Ernesto Geisel, João Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao longo dos 34 anos de voo, o Sucatinha passou por processos de modernização, como em 1989, quando teve a parte interna reconfigurada. O avião estava fora de operação desde abril do ano passado e uma nova aeronave, um jato Embraer 190, foi adquirido em 2010 para substituí-lo. O novo avião tem espaço para 54 passageiros, uma área exclusiva para descanso e para reuniões.

As informações foram divulgada pela FAB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *