Sanepar busca excelência em seus serviços

Prêmios conquistados pela Sanepar demonstram a busca por excelência08/08/06 Reservatório da Sanepar em Colombo<br /><br />
foto Bruno Tadashi - SECS

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) conquistou, somente em 2013, cinco premiações no Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), instituído pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). A empresa também obteve a Certificação NBR ISO 14001-2004 para o Sistema de Gestão Ambiental do Aterro Sanitário de Cianorte, o primeiro do Brasil sob a gestão de uma companhia de saneamento a receber esta certificação. Além das novas conquistas, a companhia paranaense trabalha pela manutenção de cada reconhecimento conquistado, resultado da busca permanente pela cultura da excelência.“Isso reflete o comprometimento gerencial, o estímulo levado aos empregados e as parcerias com outras áreas da empresa para a aplicação de conhecimentos específicos que completam as práticas de gestão. Outro fator que contribui para os resultados obtidos é a participação de pessoas das mais diversas áreas da empresa nos processos de verificação e certificação, atuando como auditores, examinadores e instrutores internos”, afirma o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Péricles Weber.“Desde 1998, a Sanepar tem um grupo de pessoas dedicado a consolidar a cultura da excelência. Com a disseminação das ferramentas e métodos de gestão da qualidade e ambiental, a empresa busca garantir a sustentabilidade”, diz Maria Angela Dumont Sargaço, coordenadora da Qualidade da Sanepar.

PNQS E ISO – O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento é reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, pois estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Abes), é a maior premiação do setor.

Desde a criação do PNQS, em 1997, a Sanepar já conquistou 31 troféus, quatro diplomas e duas distinções, que traduzem os ganhos obtidos como desenvolvimento gerencial, treinamento e desenvolvimento das pessoas, da força de trabalho, sistematização da análise de indicadores e planos de ação, com registros em sistema corporativo; melhoria no processo de elaboração e acompanhamento do planejamento; padronização e normatização das atividades; melhorias no sistema de medição, com a inclusão de novos indicadores e melhoria no cálculo; sistematização da análise do macro e microambiente além de outras práticas que beneficiam toda a Sanepar.

Em 2013, a empresa obteve a certificação NBR ISO 14001 para o Sistema de Gestão Ambiental do Aterro Sanitário de Cianorte pela operação do aterro, incluindo o tratamento dos resíduos sólidos e seus efluentes, além dos serviços administrativos, oficina mecânica, lavagem dos caminhões e almoxarifado. O aterro de Cianorte é o primeiro do Brasil sob gestão de uma companhia de saneamento a receber esta certificação.

OUTRAS CONQUISTAS – A Sanepar foi a primeira empresa de saneamento da América Latina a obter a Certificação NBR ISO 9001 em um sistema produtor de água. O reconhecimento foi obtido em 1997 com a Estação de Tratamento de Água Itaqui de Campo Largo. Desde aquele ano, a certificação é confirmada anualmente. Em 2010, a NBR ISO 9001 passou a ser aplicada também nos processos de Londrina, Cambé, Tamarana e distritos, abrangendo todos os processos de água (captação e tratamento de água, distribuição de água tratada), esgoto (coleta e tratamento do esgoto) e comercial (cadastro dos clientes, comercialização dos produtos e serviços, faturamento, arrecadação, cobrança e o relacionamento com os clientes).

Pioneira nas Américas, em 1999, a Sanepar obteve a Certificação NBR ISO 14001 para o sistema de Foz do Iguaçu. Confirmada anualmente, a certificação demonstrando a preocupação da Companhia com o meio ambiente, com a preservação e a conservação dos nossos recursos naturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *