Resgatados todos na caverna da Tailândia

O mundo comemora o sucesso da operação. Todos os 12 meninos e seu técnico foram resgatados da caverna na Tailândia nesta terça-feira (10), em uma corrida contra o tempo e as chuvas torrenciais que atingem o país. Um primeiro menino saiu no início da tarde, hora local, e foi seguido por mais dois, já no início da noite, segundo confirmaram fontes consultadas pela AFP.

Uma equipe de mergulhadores especializados e auxiliados por elementos de elite da marinha tailandesa conduziu as operações, que foram meticulosamente planejadas. Entre os túneis inundados e estreitos, o percurso era longo e cheio de obstáculos.

Os garotos foram submetidos a vários exames médicos. Dois eles, que apresentavam sintomas de pneumonia, receberam antibióticos e estão bem, revelou o secretário. Todos permanecerão em observação no hospital durante uma semana no mínimo.

Mais cedo, uma fonte que atua nas operações de resgate tinha afirmado à Agência France Press que as autoridades não fixaram horário para a missão. “Mas garanto que todos estarão seguros.”

A Tailândia e o mundo acompanharam a saga dos 12 menores de idade (de 11 a 16 anos), membros de um time de futebol, e do treinador de 25 anos, que ficaram presos na caverna em 23 de junho com o aumento do nível da água. O drama também foi transmitido para  todo o mundo: centenas de jornalistas estrangeiros estão ainda na região.

Os meninos, do time “Javalis Selvagens”, passaram nove dias na caverna até que dois mergulhadores britânicos conseguiram localizar o grupo, na segunda-feira da semana passada. Abatidos, os jovens estavam em uma rocha a mais de quatro quilômetros da entrada da caverna.

Após a localização, as equipes de resgate examinaram todas as soluções possíveis, desde a perfuração de túneis nas montanhas até a possibilidade, descartada, de aguardar por várias semanas pelo fim da temporada de monção.

Com a ameaça de mais chuva e o nível reduzido de oxigênio na galeria em que o grupo encontrou refúgio, as autoridades decidiram no domingo iniciar o resgate que termina nesta terça-feira, 10.

 

Um comentário em “Resgatados todos na caverna da Tailândia

  • 10 de julho de 2018 em 2:23 pm
    Permalink

    Cada mergulhador desse merece condecoração máxima de seus países e medalha de bravura, heróis da vida real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *