Reajuste de aposentados pode ser maior

Uma proposta que poderá garantir aumentos maiores aos aposentados ganhou força no Senado em Brasília. Sem nenhum avanço em relação ao fator previdenciário, instituido no governo FHC e mantido por Lula e Dilma Rousseff, os aposentados aguardam a sequência da tramitação desta matéria, aprovada pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais). Trata-se de um projeto de lei do Senado pretende dar reajuste acima da inflação para aposentados que recebem um benefício maior do que o salário mínimo.

O reajuste aprovado considera a inflação do ano anterior mais o crescimento dos salários dos trabalhadores, informado na Gfip (guia de recolhimento do FGTS e Previdência) do penúltimo ano.

Na prática, se já valesse neste ano, os aposentados que ganham salários maiores que o piso nacional teriam conquistado um reajuste de 9,43%.

Esse seria o resultado do aumento de 5,56%, que foi o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2013, mais 3,87%, que foi o crescimento real dos salários em dezembro de 2012, em comparação com 2011.

Neste ano, porém, os aposentados só tiveram a correção da inflação, de 5,56%. Ou seja, o poder aquisitivo dos aposentados que contribuiram por mais de 30 anos para a Previdência, cai gradativamente. Caso venha a ser aprovada esta proposta, ainda terá que ser sancionada pela presidenta, candidata à reeleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *