Paranacidades recebe 2 veículos elétricos

A frota do Paranacidades, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, conta agora com dois veículos elétricos. Os modelos Zoe da marca Renault foram apresentados para o governador Beto Richa nesta quarta-feira (28), no Palácio Iguaçu, pelos coordenadores da montadora no Brasil, Luiz Oliveira e Carlos de Paula. Os carros serão os primeiros veículos abastecidos com energia renovável testados no Estado.

O governador Beto Richa disse que a entrega dos veículos acontece um dia após a inauguração da primeira eletrovia do país. “Isso mostra o compromisso do Governo do Estado com a utilização de energia limpa”, afirmou.

A eletrovia do Paraná vai abranger cerca de 700 quilômetros da BR-277, entre Paranaguá e Foz do Iguaçu. Ao todo, serão oito unidades ao longo do trajeto para abastecimento de veículos elétricos.

Os veículos foram cedidos pela montadora e ficarão em testes por cerca de três meses na instituição. Nesse período será avaliada autonomia, segurança e funcionalidades. “Vamos utilizá-los no dia a dia do Paranacidades e verificar as potencialidades do carro. A ideia futura do projeto-piloto é apresentá-lo como alternativa para a renovação das frotas dos municípios”, explicou o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano João Carlos Ortega.

Para o secretário, os veículos representarão mais economia ao Estado. “Como já temos postos da Copel para o abastecimento, ficará muito mais barato”, disse.

O coordenador de projetos de veículos elétricos para as Américas da Renaut do Brasil, Luiz de Oliveira, afirmou que o Paraná sai à frente com a iniciativa. “O Estado tem se mostrado pioneiro em diversas áreas e agora também na questão de energias renováveis. Esta parceria vai disseminar a tecnologia dos carros elétricos e contribuir muito para a preservação do meio ambiente”, afirmou.

Os carros ainda não estão disponíveis para a venda direta no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *