Obama é reeleito nos EUA

Norte-americanos confiam mais 4 anos a Barack Obama. Reeleito após vencer o republicano Mitt Romney na eleição da véspera, Obama disse nesta quarta-feira (7) que, para os Estados Unidos, “o melhor ainda está por vir” e que ele volta à Casa Branca “mais determinado e inspirado” para o segundo mandato.

Obama, que ganhou mais quatro anos para continuar implantando seu programa de mudanças, teve dificuldades para iniciar seu discurso. A plateia gritava para o presidente: “Mais quatro anos! Mais quatro anos”.

Obama disse que parabenizou o candidato republicano, Mitt Romney, e seu candidato a vice, Paul Ryan, pela campanha. O democrata, falando a uma multidão, fez uma declaração de amor à primeira-dama, Michelle, e às filhas, Sasha e Malia, citou o “primeiro cachorro”, Bo, e também agradeceu a sua equipe de campanha. Obama afirmou que nunca teve tantas esperanças sobre o futuro do país.

“Apesar de todas as nossas diferenças, muitos compartilham esperanças para o futuro dos Estados Unidos”, disse. O presidente celebrou o processo democrático no país e disse que quer “trabalhar com líderes dos dois partidos”, pois há muito trabalho a fazer. Ele citou a necessidade de reduzir o déficit, reformar o código tributário, aprovar a reforma da imigração e diminuir a dependência do país do petróleo estrangeiro.

O presidente reeleito também disse que quer conversar com o derrotado Romney. “Podemos trabalhar juntos para levar o país adiante”, disse.

Festa completa

Para completar a festa democrata, o presidente Barack Obama ultrapassou Mitt Romney também no voto popular, ainda que por uma pequena margem. Segundo a Fox News, Obama tem neste momento 49.921.976 votos, contra 49.855.393 de Romney . O democrata conquistou até agora 303 delegados no Colégio Eleitoral, contra 206 de seu rival republicano. Para vencer, era necessário obter o voto de 270 delegados. O presidente se reelegeu conquistando os delegados da maioria dos estados-chave. O voto não é obrigatório nos EUA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *