IFPR oferece cursos técnicos e superiores gratuitos

Campus Londrina oferece quase 300 vagas gratuitas em cursos técnicos e superiores; inscrições até 27 de agosto.  

Estão abertas, até o 27 de agosto de 2018, as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2019.

Em Londrina, são ofertados cursos nas seguintes modalidades:

Técnicos Integrados ao Ensino Médio, oferecidos a quem já tenha concluído (ou esteja concluindo) o Ensino Fundamental. Os cursos são organizados de modo que o estudante, a partir de única matrícula na Instituição, conclua o Ensino Médio juntamente a uma habilitação profissional técnica de nível médio:

Técnico em Biotecnologia;

Técnico em Informática.

Técnicos Subsequentes, oferecidos a quem já tenha concluído (ou esteja concluindo) o Ensino Médio, conferindo habilitação profissional técnica de nível médio:

  • Técnico em Enfermagem;
  • Técnico em Massoterapia;
  • Técnico em Prótese Dentária;
  • Técnico em Saúde Bucal.

Superiores, oferecidos a quem já tenha concluído (ou esteja concluindo) o Ensino Médio:

  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Licenciatura em Ciências Biológicas.

A novidade para este ano é a inclusão do transtorno de espectro autista (TEA) entre os 5% de vagas destinadas a pessoas com deficiência. Do total de vagas ofertadas pelo Instituto Federal do Paraná, 80% são destinadas a cotas de inclusão social e 20% à ampla concorrência.

Cursos

Todos os cursos técnicos e superiores oferecidos pelo Instituto Federal do Paraná são gratuitos (não há cobrança de mensalidade) e estão distribuídos em 25 campi, estrategicamente situados em todas as regiões do estado. O IFPR conta com um qualificado corpo técnico e docente, fator que, aliado à qualidade e dedicação dos estudantes, tem garantido um elevado nível de Ensino, além de resultados expressivos no que diz respeito à pesquisa e à extensão.

Inscrições

A taxa de inscrição para o processo seletivo do IFPR é R$ 50. Após realizar a inscrição pela página da Funtef (http://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2019), organizadora do certame, o candidato deve gerar Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la na rede bancária.

Poderá ser concedida isenção da taxa ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus. Os pedidos de isenção devem ser apresentados no período de 16 de julho a 10 de agosto, conforme estabelecem os editais do processo.

Para realizarem inscrição, os candidatos que não têm acesso à internet poderão se dirigir a um dos campi do IFPR, de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17h, no período destinado às inscrições. O endereço dos campi encontram-se na página virtual do Instituto Federal do Paraná (www.ifpr.edu.br). As inscrições se encerram no dia 27 de agosto.

Provas

As provas serão aplicadas simultaneamente, em uma única fase, no dia 14 de outubro de 2018, das 14h às 18h. Os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição.

O conteúdo programático para as provas dos processos seletivos encontra-se nos editais.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 12 de novembro de 2018, na página virtual da Funtef e o final no dia 14 de novembro.

Editais

Os Editais que regem o Processo Seletivo 2019, estão disponíveis para consulta no endereço http://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2019. Visando à inclusão de candidatos surdos, a  íntegra dos editais também está disponível em libras (língua brasileira de sinais).

Antenor Ribeiro – Destaknews

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *