Governadora acompanhou procissão na capital

A governadora Cida Borghetti acompanhou nesta quinta-feira (31) a procissão de Corpus Christi em Curitiba, que reuniu cerca de 110 mil pessoas, de acordo com a Arquidiocese Metropolitana. A celebração, presidida pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo, contou com uma ação solidária para arrecadação de alimentos não perecíveis e agasalhos, a chamada Festa da Unidade e da Solidariedade, que entrou para o Calendário Oficial do Estado no mês passado.

Uma das principais festividades religiosas do calendário católico, a festa de Corpus Christi celebra a eucaristia e é conhecida pelos tradicionais tapetes coloridos confeccionados pelos fiéis. Na Capital, eles cobrem a Avenida Cândido de Abreu e a Rua Barão do Serro Azul, desde a Catedral até a Praça Nossa Senhora da Salette, no Centro Cívico, trajeto por onde passou a procissão.

“Tive a honra de sancionar a lei que coloca esta festividade religiosa no calendário do Estado. A celebração do Corpus Christi, que conta com os belos e coloridos tapetes, representa uma renovação da fé para muitos peregrinos que caminham juntos buscando mais paz e harmonia entre os povos”, disse a governadora.

Além do reconhecimento do Estado, a celebração também foi inserida no Calendário Oficial de Curitiba, afirmou Dom José Antônio Peruzzo. “Quero agradecer aos deputados que votaram favoravelmente a este projeto e à governadora que o sancionou. Agora nosso Estado considera e tem muito respeito aos católicos que creem na presença do Senhor na Eucaristia”, declarou o arcebispo.

SOLIDARIEDADE – A Festa da Unidade e da Solidariedade é promovida pela Arquidiocese de Curitiba e pela Ação Social do Paraná. Durante o Corpus Christi, fiéis da igreja católica se reúnem para confeccionar os tradicionais tapetes de serragem com símbolos de fé. Em Curitiba, além da motivação religiosa, o evento conta também com arrecadação de alimentos e agasalhos que são doados às famílias atendidas pelas pastorais.

A festa começou na quarta-feira (30) com uma vigília campal na Praça Nossa Senhora da Salette. Nesta quinta-feira o evento contou com uma programação artística, cultural e gastronômica que aconteceu simultaneamente à confecção dos tapetes na Avenida Cândido de Abreu. A festa de Corpus Christi foi encerrada com um show do padre Reginaldo Manzotti.

O Expresso Solidariedade, ônibus adaptado pela Prefeitura de Curitiba para atender pessoas em situação de rua, ficou estacionado no Centro Cívico para receber os donativos dos fiéis.

PRESENÇAS – O deputado federal Ricardo Barros, o prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone também acompanharam a procissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *