Gaeco cumpre mandados no Norte do Paraná

Gaeco cumpre quatro mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em Londrina, Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul

Quatro mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira, 20 de setembro, pelo núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná. Uma quinta pessoa foi presa em flagrante por posse de arma sem registro. A ação faz parte da Operação Perímetro, que investiga, desde janeiro, indícios de organização criminosa integrada por empresário, particulares e servidores públicos municipais do setor de licitações, da procuradoria jurídica e da Secretaria de Finanças de Alvorada do Sul. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Londrina, Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul, em órgãos da prefeitura de Alvarada, empresas e residências.

Investigação conjunta do Gaeco e do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) apurou que o esquema criminoso manipulava licitações para limitar a participação de empresas concorrentes, direcionando os editais para a vitória das empresas do empresário envolvido. Para evitar ampliação da concorrência, a organização aproveitava-se da existência de um decreto municipal que limita a participação, em licitações, de empresas com sedes a mais de 50 km do município. As licitações direcionadas eram relacionadas principalmente à Fundação Municipal de Saúde de Alvorada do Sul.

Nos últimos quatro anos, a empresa envolvida no esquema, constituída em nome de “laranjas”, venceu 17 certames licitatórios cujos objetos envolveram valores acima de R$ 2,5 milhões apenas com a Fundação Municipal de Saúde. O empresário, dono de fato da empresa, participava ainda de licitações com outra empresa da qual é o proprietário de direito.

Com informações do MP/PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *