Fogo amigo: Marta Suplicy detona ministro

Em uma entrevista bombástica, ex-ministra mostra irregularidades praticadas na Cultura

Em uma reveladora entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo, a ex-ministra da Cultura, Marta Suplicy afirmou ter enviado à Controladoria-Geral da União “tudo sobre irregularidades e desmandos” da primeira passagem de Juca Ferreira pela pasta. Reconduzido ao cargo pela presidente Dilma Rousseff, Ferreira reassume o ministério nesta segunda-feira. Entre os documentos enviados por Marta à CGU estão dados sobre irregularidades em parcerias de 105 milhões de reais firmadas pela pasta na gestão de Ferreira, segundo reportagem da edição desta segunda-feira do jornal. As irregularidades teriam sido cometidas em contratos com a Cinemateca Brasileira, órgão vinculado à Cultura com sede em São Paulo.

Auditoria do órgão de controle detectou problemas no uso de recursos da Cultura pela Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) – entidade coirmã da primeira que apoia projetos de preservação da produção audiovisual. Marta tomou conhecimento do conteúdo da investigação em 2012, e demitiu a então secretária de Audiovisual da pasta, Ana Paula Santana.

De acordo com o documento, a SAC recebeu 111 milhões de reais do ministério entre 1995 e 2010 – 94% do dinheiro referem-se a um termo de parceria executado na gestão de Juca Ferreira. Segundo o jornal, um dos relatórios da CGU afirma que a entidade foi contratada por opção do ministério, sem consulta a outros interessados, e que projetos foram aprovados sem avaliação adequada dos custos. Ainda segundo auditores, a SAC dispensava irregularmente licitações para compra de materiais e serviços.

Pode ser que a presidenta Dilma Rousseff esteja recebendo informações atrasadas sobre seus novos auxiliares, já nomeados. Ela pretendeu consultar o MPF e foi desaconselhada, já que o Ministério Público não é órgão prestador de informações.

Antenor Ribeiro – Destaknews

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *