Estudante da UEL ganha concurso de moda

Estudante da UEL vence concurso de moda

A estudante do 3º ano de Design de Moda da UEL, Iakyma Lima, foi a primeira colocada no 10º Paraná Criando Moda – Talentos da Moda Paranaense, que terminou em Maringá, numa promoção do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindvest) para revelar e incentivar novos talentos.

O júri apontou o trabalho da estudante, apresentado em forma de coleção composta por cinco looks, como o mais bem elaborado. A estudante ganhou um prêmio de R$ 7 mil.

Além da estudante da UEL, foram classificadas Heloisa Strobel Jorge (TecPUC – Curitiba) e Sharmila Nonis (Universidade Estadual de Maringá), em segundo e terceiro lugares.

Iakyma tem apenas 20 anos e entrou no concurso por iniciativa das professoras. “Eu tive uma ideia e acabou dando certo. Até ontem eu estava fazendo as roupas, sofrendo e agora parece que nem aconteceu. Estou em choque ainda” afirmou a estudante, após o resultado.

Segundo ela o processo criativo da mini coleção foi fundamentado na proposta de fazer roupas que unissem o presente com cores vibrantes; o passado com cores esmaecidas e claras, compondo uma mesma peça. As criações ainda abusaram de estampas e transformações.

O concurso reuniu quase 120 inscritos, estudantes de Moda, Design e Confecção do Estado. O tema deste ano foi ”Qu’est-ce que vous portez?”, que em português significa ”O que te veste?”. Cada um dos dez finalistas apresentou em um desfile as propostas que revelaram criatividade, designer e experimentações.

O Paraná está entre os grandes centros de produção de moda, tendo a fabricação de jeans como grande destaque. As regiões Norte e Noroeste do Estado concentram as confecções e por isso se constituem como um dos mais importantes parques industriais do país. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Tecelagem (ABIT), o Paraná tem cerca de 4 mil confecções.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *