Carnaval na Concha Acústica na próxima sexta

Músicos vão tocar clássicos do samba e composições próprias que falam sobre a origem de Londrina

A bateria da Escola de Samba Raça de Ouro vai realizar um ensaio aberto na Concha Acústica, nesta sexta-feira (17), a partir das 18h30. O ensaio abre a programação para o carnaval 2012 de Londrina.

No ensaio aberto, a bateria vai apresentar o hino da escola de samba e repassar seu repertório que conta a história de Londrina, da Vila Matos, da pequena corte de Londres que veio ao Paraná, da exploração do café na região e de estilos musicais como o Hip Hop. Além de seus sambas, a bateria vai tocar clássicos como Clara Nunes, Bete Carvalho e o hino da Salgueiro e da Mangueira.

Depois de participar de várias escolas, os fundadores da Raça de Ouro desenvolveram um projeto independente, que foi enviado e aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura, o PROMIC, e criaram o grupo.

A escola é estreante no carnaval da cidade e tem, como fundadores, Reinaldo Augusto Barbosa e sua esposa, Franciele Tomás Pereira. Reinaldo Barbosa já participou da composição de letras de sambas para outras escolas como Explode Coração, Alegria da Passarela, Chão de Estrela e Barroca zona sul e recebeu o Prêmio Cultura Hip Hop 2010, edição Preto Ghóez, de reconhecimento.

O fundador da Raça de Ouro, também, é conhecido pelo trabalho que desenvolve na periferia de Londrina com Hip Hop. Segundo Reinaldo Barbosa, “estilos musicais como Blues, samba e o Hip Hop ainda são marginalizados na sociedade, o que não deveria acontecer, porque eles trazem consigo a cultura de um povo e, por isso, é preciso lutar pela sua divulgação. Cultura faz bem para saúde”, disse o músico e compositor da escola de samba.

O projeto “sexta na concha” existe há mais de 10 anos e tem o objetivo de criar um espaço de lazer e entretenimento para toda a família, através de apresentações contínuas de bandas, cantores e grupos musicais locais. É realizado toda sexta-feira, com o patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura (PROMIC) da Secretaria Municipal de Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *