Bombeiros têm novo comando no Paraná

A governadora Cida Borghetti presidiu nesta sexta-feira (19) a solenidade de passagem de comando do Corpo de Bombeiros do Paraná. O coronel Edmilson Barros é o novo comandante. Na corporação desde 1986, Barros era o subcomandante e assume no lugar do coronel Fábio Mariano de Oliveira.

Cida Borghetti afirmou que o coronel Barros tem uma vida dedicada ao Corpo de Bombeiros. “Ele tem experiência e uma rica folha de serviços prestados. Acatei na hora a indicação do seu nome que me foi feita pelo comando da Polícia Militar”, disse a governadora, que agradeceu ao coronel Fábio pelo trabalho à frente da corporação.

O foco do novo comando, disse Barros, será finalizar projetos em andamento. “Vamos dar sequência ao planejamento estratégico da corporação, que é seguido, independente do comando. O empenho é garantir, como sempre, um atendimento de qualidade à população”, afirmou.

Ele destacou a Operação Verão, que começa em 21 de dezembro e terá neste ano duração de 80 dias. “Vamos trabalhar com a carga máxima de guarda-vidas, oferecendo também atendimento pré hospitalar, patrulhamento com embarcações e toda estrutura de combate a incêndio. Teremos todo o necessário para garantir segurança ao Litoral”, disse ele.

Na solenidade, com a presença da comandante-geral da PM, coronel Audilene Dias Rocha, foram enfatizados os avanços garantidos pelo Governo do Estado ao Corpo de Bombeiros. Entre as ações está a construção a Escola de Bombeiros, um investimento de R$ 17 milhões. A sede fica na Academia Policial Militar do Guatupê e está com 50% da obra concluída.

Também foram citadas a compra de três modernas plataformas de salvamento e a autorização para a compra de 45 veículos de combate a incêndio.

CURRÍCULO – No novo comandante do CB tem 50 anos e está na corporação desde fevereiro de 1986. No Corpo de Bombeiros, trabalhou como assessor de comandante, foi comandante em Medianeira, Guaratuba e Paranaguá e subcomandante de Foz do Iguaçu.

Também participou de 16 operações Verão do Estado, na coordenação dos guarda-vidas. Foi coordenador executivo de Proteção e Defesa Civil. Nos últimos anos, ocupava o posto de Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros.

Barros fez curso de formação de oficiais na Academia Policial Militar do Guatupê e de tecnólogo em construção civil no antigo Cefet – atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem especialização em aperfeiçoamento de oficiais.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato; o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Antonio Zanata Neto; o comandante da 5ª Região Militar, general de brigada Aléssio Oliveira da Silva; o diretor da Polícia Científica, Leon Grupenmarcher; o presidente da Fetranspar, coronel Sérgio Luiz Malucelli, oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

AEN

Antenor Ribeiro – Destaknews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *