Barça goleia e é Campeão Mundial

Barcelona é Campeão Mundial

 

O Barcelona mostrou, em campo, por que é considerado hoje o melhor time do mundo.Além de ter o jogador que será escolhido pela terceira vez consecutiva o melhor do mundo, o Barcelona é um time. Suas peças se completam. Marca e ataca com a mesma eficiência. Pode ter posse de bola pela qualidade do seu passe. Dificilmente erra. Faz o que alguns outros times e seleções já fizeram: tocam a bola com eficiência até que surja a oportunidade concreta de gol.

O Santos não viu a cor da bola. Foi um baile, como se costuma dizer. 4 a 0 é goleada e resultado incontestável.

Messi fez dois, inclusive o que abriu o caminho para a vitória. É um jogador extremamente habilidoso e agressivo. Ele não joga para trás.

Muricy Ramalho armou seu time defensivamente.Entrou com 3 zagueiros, retirando Elano e fazendo entrar Léo na lateral esquerda, mantendo Edu Dracena, Durval e Bruno Rodrigo. Não deu certo. O time não soube marcar nem a saída de bola da zaga do Barcelona, que poderia ser uma alternativa. O meio campo não se aproximava para apoiar uma possível tomada de bola dos atacantes. E aí a bola chegava para um jogador sempre livre, com campo para trabalhar.

Tiago, filho de Mazinho, deitou e rolou pela esquerda, enquanto na direita o outro brasileiro, Daniel Alves, mostrava a mesma eficiência que tem quando joga pela Seleção do Brasil.

Ganso pouco apareceu por que a bola não chegava com qualidade. Neymar não conseguia ter a bola e Borges ficava isolado entre os zagueiros.

Mais de setenta por cento de posse bola para os espanhóis. O Santos ainda teve chances, mais precisamente duas. Desperdiçou ambas. O Barcelona, além dos 4 gols, meteu duas bolas na trave.

Mas é hora de tirar lições da derrota. Guardiola, o treinador vitorioso, sempre foi fã do futebol brasileiro e do Santos Fantástico de Pelé & Cia. Quando comandado por Pepe, ainda jogador, vivia perguntando coisas sobre a forma de jogar daquele time. E para chegar ao time que está comandando hoje, teve também seus tropeços. A lição de hoje parece que tem um bom aluno: Neymar.

“Não sei se o Barcelona é imbatível, mas é o maior do mundo. Hoje apredemos como se joga futebol, o Barcelona foi muito superior, comjogadores fantásticos. Vamos levar essas lições para o Brasil, hoje eles nos ensinaram muito”, afirmou o melhor jogador brasileiro da atualidade.

O Santos é vice. No Brasil isso não significa nada. A torcida continuará apoiando o time, decerto, mas a pancada doeu. Faltou pegada. O time aceitou muito passivamente ver o Barcelona jogar. E sabia que este era o estilo de jogo do Barcelona. Mais uma vez deu certo e o futebol brasileiro perde um título. A Espanha, campeã do Mundo, tem também o time Campeão do Mundo. Com toda justiça.

Antenor Ribeiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *