Aberta a 32ª Expovel

Richa participa da abertura da 32.ª Expovel

O governador Beto Richa participou da solenidade de abertura da 32.ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Cascavel (Expovel 2011), nesta sexta-feira (11). O evento, que reúne cerca de 400 expositores no Parque Celso Garcia Cid, deve gerar negócios superiores a R$10 milhões, com a comercialização de mais de 4.500 animais em exposição, máquinas, equipamentos e serviços. O público esperado é de 250 mil pessoas.

“A Expovel é um retrato da potencialidade econômica de Cascavel e do Oeste do Paraná, que tem na agricultura e na pecuária uma forte contribuição para a economia paranaense. Além de ser uma das maiores feiras agropecuárias do Estado, é um ambiente para os negócios, para expor nossas riquezas e um ambiente de confraternização entre as famílias”, afirmou Richa.

Richa afirmou que o governo é um grande parceiro dos produtores rurais e que tem sido feito um grande esforço para apoiar o setor, que é responsável pela geração de riqueza e milhares de empregos. Ele lembrou ainda iniciativas recentes como o lançamento do programa Pró-Rural – Renda e Cidadania no Campo, que prevê investimentos de R$ 130,8 milhões para estimular a economia, aumentando a produção e a renda em 131 municípios de oito microrregiões paranaenses que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

CONTRIBUIÇÃO – O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que o empresariado ligado ao campo é responsável por grande contribuição à economia regional e nacional e que a ambição por crescer e aumentar a produtividade é compartilhada pelo Governo do Estado. “Todos almejamos o sucesso desse setor, o aumento da produtividade e a solução dos entraves como as questões sanitárias. O governo está ao lado dos produtores para atingir esses objetivos”, disse Ortigara.

O secretário lembrou que o governo encaminhou recentemente à Assembleia Legislativa o anteprojeto de lei que cria a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e da Agência de Desenvolvimento do Paraná, ambas iniciativas propostas por entidades ligadas ao agronegócio e acatadas pelo governador Beto Richa.

O presidente da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, Erwin Soliva, agradeceu ao governador a colaboração do Estado para a realização da feira. Disse que há muitos anos não recebia um governador na abertura da Expovel e que, graças ao perfil de Richa e à dedicação de sua equipe, o Paraná está em boas mãos.

RAÇAS – A expectativa é de que mais de 1.500 animais de mangueira (corte e leite) sejam expostos na 32ª Expovel, até o encerramento da feira, no dia 20. As principais raças de corte são purunã, brangus, simental, brahman, canchin, nelore, angus e tabapuã. Haverá, ainda, cavalos crioulo e quarto de milha, além de ovinos das raças dorper, white dorper, texel e ile de france. Um dos fortes atrativos da Expovel 2011 serão os leilões, com a previsão de ofertar mais de 3 mil animais. Além dos bovinos, está confirmado o leilão de 50 cavalos da raça crioulo, das fazendas Santa Luzia de Imbuial, Capanha Ipuã e convidados.

Além da secretaria de Agricultura e Abastecimento e seus órgãos de pesquisa e assistência técnica, o governo do Paraná participa da Expovel com estandes de empresas como a Sanepar e Copel, além da Polícia Militar e da Polícia Civil, que montou uma delegacia móvel no evento.

O evento, coordenado pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, teve a presença dos deputados federais Alfredo Kaefer, Eduardo Sciarra e Nelson Padovani, dos deputados estaduais André Bueno, Leonaldo Paranhos, Nereu Moura e Valdir Rossoni, do prefeito Edgar Bueno e de lideranças empresariais da região, como Ibrahim Fayad, Dilvo Grolli (presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial), entre outras autoridades regionais.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *