Empresários mineiros cooperam com desabrigados

Empresários mineiros doam comida e material de higiene para cidades atingidas por enchentes

Da Agência Brasil

Brasília – Empresários mineiros dos setores de supermercados e alimentícios doaram hoje (16) mais de 150 toneladas de alimentos e materiais de higiene para as famílias atingidas pelas chuvas em 20 cidades com maior carência de donativos no estado.

O Movimento Minas Solidária, coordenado pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), faz a arrecadação de leite, material de higiene pessoal e de limpeza doméstica, colchões, fogões, roupas e roupas de cama e banho. Até agora, foram arrecadadas mais de 530 toneladas de donativos.

Os materiais foram destinados para as cidades de Acaiaca, Barra Longa, Barroso, Claro dos Poções, Conceição da Barra de Minas, Guaraciaba, Mariana, Matipó, Muriaé, Nazareno, Patrocínio de Muriaé, Ponte Nova, Prados, Raposos, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Sebastião da Vargem Alegre, Setubinha, Tiradentes e Visconde do Rio Branco.

Os números divulgados hoje no boletim da Defesa Civil continuam os mesmos do fim de semana. Até agora, foram confirmadas 15 mortes e 168 feridos. Três pessoas continuam desaparecidas. Desde o início do período chuvoso, 52.723 pessoas ficaram desalojadas e 4.639 desabrigadas. Ao total, 3.189.071 pessoas foram atingidas em 228 municípios.

Amanhã (17), a previsão é de chuva de moderada a forte, com trovoadas e rajadas de ventos em áreas isoladas no Triângulo Mineiro e no Sul do estado.

 

Total de municípios mineiros em situação de emergência sobe para 166

A Defesa Civil de Minas Gerais informou hoje (14) que o número de municípios em situação de emergência no estado, em razão das chuvas, já chega a 166. Ao todo, 228 cidades foram afetadas – a maioria, por enxurradas e deslizamentos de terra.

De acordo com o último boletim, 15 óbitos foram confirmados até o momento. A morte de um homem de 28 anos no município de Ponte Nova está sendo investigada. Há ainda três pessoas desaparecidas.

Em todo o estado, quase 53 mil pessoas estão desalojadas e 4.639 estão desabrigados. Ainda segundo a Defesa Civil, mais de 16.500 casas foram danificadas pelas chuvas e 639 ficaram completamente destruídas.

A previsão para hoje, em Minas Gerais, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas no sul do Triângulo Mineiro. Nas demais áreas, o céu permanecerá parcialmente nublado. Há possibilidade de chuva isolada no centro e no noroeste do estado e também na região da Zona da Mata.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *